segunda-feira, dezembro 08, 2003

Uma aventura na DGV

Olá cambada,

Eu sei que Long time no blog mas o que é que querem, ou bem que estou aí em Portugal ou bem que estou aqui doente ...

Fazendo um breve retrospectiva dos episódios anteriores (isto até parece uma novela) ... como sabem em Julho emigrei (acho que não era necessário recuar tantos episódios mas pelo sim pelo não ... o meu Bilhete de Identidade passou a ter Reino Unido e Irlanda do Norte como residência (como vêm a minha casita é grande ... tem direito a vários países) ... e por fim a minha carta de condução e bilhete de identidade foram extraviados pela DVLA (congénere inglesa da DGV) ou mesmo pelos correios (que aqui são Reais e tudo).

OraS, na semana passada estive em Portugal para tratar do bilhete de identidade e da carta de condução. Bom, até aqui tudo bem ... eeeerrrr ... tudo mal ... comecei no dia 28 de Novembro pela manhã no arquivo de identificação na Praça Francisco Sá Carneiro (aka Areeiro). Preenchi papeis e etc e fiquei à espera ... lá aparece o meu número no monitor com o número de guichet para onde me devo dirigir. E lá fui eu, lá lá lá. Dei o bilhete de identidade como extraviado e a resposta foi, "não sei se podemos emitir outro bilhete, já tem dois bilhetes roubados e um perdido" ao que eu respondo "E????" ... bom, avançando ... lá fizeram a emissão do bilhete de identidade com urgência.

Dia 2 de Dezembro: lá vou eu ao arquivo buscar o dito cujo bilhete (logo às nove e meia da manhã) e seguidamente dirigi-me à loja do cidadão. Chego à DGV e à minha pergunta "o que eu faço para ter carta de condução porque a minha residência é no estrangeiro e eu sei que vocês não emitem cartas com residência no estrangeiro?", a resposta foi "não faz nada, não podemos fazer nada"!!! Bom ... não fiquei muito convencida e tentei a todo o custo ligar para os serviços centrais ... foi em vão ... eles têm de certeza daqueles telefones dummy que estão lá só para vista.

Fui direitinha à Av. da República para me informarem que ali não tratava de nada, tinha de ir a Entrecampos. E lá fui eu.

Tirei a senha, era o número 308 e estava no número 220 ... bonita espera ... era meio-dia e meia. Resolvi ir às informações, tinha 6 pessoas à minha frente e por incrível que pareça o 308 chegou ao mesmo tempo que eu fui atendida nas informações.

Fiz a mesma pergunta e a resposta foi "pois que não sei". Eu só dizia, "eu não quero que me emitam uma carta de condução, eu preciso é de um documento qq para me dirigir à v/ congénere em Inglaterra e eles me emitirem uma carta de condução inglesa" ... pausa do lado de trás do balcão com uma senhora com um enorme ponto de interrogação na cara até que por fim lá disse "Quer falar com alguém superior?" ... "DUH! Claro que quero!".

Bom, com isto tudo era uma da tarde e a tal superior (a Dra. Anabela) tinha saído para almoçar e só regressaria às 3 da tarde ... não vou fazer comentários à extendida hora de almoço pq me parece óbvio!

A tal Dra. Anabela resolveu o problema calmamente, mandou emitir uma certidão (que chegou hoje pelo correio) e prontoS, o próximo passo é enviar tudo de novo para a DVLA e tentar que nada seja extraviado!

Ainda vos poderia contar a cena de faca e alguidar que ocorreu à entrada da DGV quando um palerma roubou o meu lugar de estacionamento. Eu insultei-o e ele insultou a minha prima ... não é por nada mas acho estranho as pessoas insultarem as primas de quem lhes está a insultar ... enfim!

Beijos aos molhos tipo horas de almoço enfindáveis,
Eu