sexta-feira, junho 11, 2004

Resultados do inquerito de opiniao

Quem vai vencer o Euro 2004?
Portugal 68%
Espanha 12%
Franca 8%
Inglaterra 0%
Letonia 0%
Alemanha 0%
Italia 4%
Holanda 0%
Bulgaria 4%
Nenhum dos anteriores 4%

As coisas ditas/escritas desta forma podem ter a interpretacao que nos quisermos, afinal nas sondagens para as eleicoes ganham sempre todos, certo?

Eh claro que se eu acrescentar o pormenor que este foi o resultado de 25 votantes podemos aferir mais umas outras coisas.

A maravilha dos numeros e das estatisticas estah na forma como os apresentamos e normalmente fazemos isso da forma que nos dah mais jeito!

Eh claro que este meu inquerito eh totalmente enviesado:
* Nao foi feita nenhuma amostragem dos inquiridos
* Soh votou quem quis, quem tinha alguma coisa a ver com a questao (deducao logica do primeiro ponto
* Os que votaram, se nao me engano sao todos portugueses

E haveria muitas mais razoes para o enviesamento do inquerito mas nao temos tempo!!!

Sem duvida que neste blog Portugal eh o Campeao do Euro 2004 e ate eh apostei na vitoria dos Tugas aqui no escritorio (e nao sou a unica aqui no escritorio a faze-lo).

Eu sei que eh defeito de profissao, mas fico de pelos arrepiados quando vejo tratarem inqueritos de opiniao sem qualquer afericao estatistica como se de sondagens fossem ... foi um desabafo!

Beijos aos molhos tipo golos de Portugal,
Eu + 1